A odontopediatria é a especialidade voltada para o atendimento odontológico de bebês e crianças. Desse modo, atua no diagnóstico, tratamento e também na prevenção de problemas de saúde bucal desse público.
A odontopediatria é a especialidade voltada para o atendimento odontológico de bebês e crianças. Desse modo, atua no diagnóstico, tratamento e também na prevenção de problemas de saúde bucal desse público.
Os odontopediatras são profissionais que tiveram uma formação direcionada para as especificidades dos pequenos — que apresentam o sistema orofacial e a dentição ainda em desenvolvimento. Além disso, sabem como lidar com as crianças, principalmente em relação ao medo e resistência que podem apresentar nas consultas.
Por que procurar essa especialidade para as crianças?
É importante levar as crianças no odontopediatra para que o atendimento ocorra de maneira tranquila. O paciente estará em um ambiente preparado para ele, com muitas cores e brinquedos para que ele se sinta bastante confiante e seguro na hora de realizar o tratamento.
O dentista se vale de métodos lúdicos para envolver os pequenos, como música, bonecos e fantoches para que a consulta seja descontraída. Além do tratamento, o profissional também é fundamental para orientar os pais e responsáveis quanto à higienização bucal das crianças, indicando como deve ser feita, qual creme dental deve ser utilizado, em qual quantidade, entre outros fatores.
No atendimento, o odontopediatra faz o acompanhamento da dentição (decídua, mista e permanente) e, assim, está apto para realizar o encaminhamento para o ortodontista ou para outros especialistas caso seja necessário.
Quando é preciso levar os pequenos no odontopediatra?
O quanto antes a família levar o bebê ao odontopediatra, melhor. Mesmo que ele ainda não tenha os primeiros dentinhos, o profissional pode avaliar as gengivas e língua e identificar malformações.
Mas é claro que muita gente não leva seus filhos nessa fase no dentista. O importante é não adiar a primeira consulta para que a criança comece a fazer a prevenção e a se acostumar com o consultório, materiais e procedimentos.
Além disso, com o acompanhamento desde cedo, o pequeno passa a confiar no profissional, facilitando o atendimento. Sem contar que as consultas regulares permitem que um simples problema bucal não tome grandes proporções, o que exigiria um tratamento mais longo e incômodo para a criança.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.